domingo, 16 de maio de 2010

Coletivo ENECOS Alagoas realiza seu primeiro pré-encontro para o Enecom 2010

Vinte e cinco estudantes das quatro principais faculdades/universidades do estado estiveram presentes no dia 15 de maio no Centro de Encontro Universitário para a realização do primeiro pré-encontro para o ENECOM 2010 que acontecerá na Paraíba. Nessa primeira atividade preparatória para o encontro nacional, facilitado pelo próprio Coletivo ENECOS Alagoas, conseguiu de forma lúdica apresentar a ENECOS (sua organização, bandeiras e lutas), o Coletivo Alagoas (seu histórico e suas atividades no estado) e o projeto político do ENECOM 2010 (apresentado através de um fanzine produzido pelo próprio Coletivo Alagoas).
Através das dinâmicas realizadas nesse primeiro momento, o pré-enecom do dia 15 possibilitou uma reflexão sobre a realidade das faculdades de comunicação e da cara dos veículos comunicacionais, tanto no âmbito estadual quanto nacional; e partindo dessa reflexão proporcionou um debate acerca da atuação dos estudantes para interferir e transformar esses quadros.
"No primeiro pré-encontro podemos perceber, que VIVER a ENECOS, vai muito além de uma simples luta, mais uma luta de caráter forte, prepoderante para a sociedade em que vivemos. Quando levantamos a bandeira da ENECOS, não levantamos apenas um pedaço de pano, mas travamos uma luta pela defesa de uma educação justa, por uma democratização dos meios de comunicação, uma quebra do preconceito etnico, racial e sexual, ser enecos é vivenciar a cultura popular, conhecer os movimentos sociais e suas lutas, é compreender que o universo acadêmico não é feito apenas de ler e escrever, mais de ir além no contexto do conhecimento que a sociedade nos propõe, e diante dessas bandeiras só nos resta erguer a cabeça e unir nossas digitais por uma comunicação que se pinte de povo!" disse Junior Cursino, estudante de Com. Social - Relações Públicas.
Para Gabriela Palmeira, estudante de Com. Social - Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas esse pré-encontro conseguiu despertar nos estudantes a consciência da educação mercadológica recebida dentro da sala de aula.


3 comentários:

  1. Parecero Júnior falou tudo. Para os novos companheiros de luta somos o que somos porque alguém no passado levantou a voz e brigou pelo nossos direitos e nós como coletivo de comunicação e como agentes ativos da sociedade devemos brigar pra o que foi garantido no passado seja colocado em prática no presente. O conformismo, caros companheiros, nunca mudou nada nesse mundo. Portanto o grito daqueles que lutam por uma sociedade justa faz toda a diferênça.

    ResponderExcluir
  2. "E quem um dia irá dizer que não existe razão, pras coisas feitas com o coração? E quem irá dizer?"

    E fizeram, e nós fizemos, faremos e farão!

    Porque a dor que sentimmos apertando no peito, diante das desigualdades e opressões do mundo, nos fazem ir além na luta, pode-se chamar essa busca pela -REVOLUÇÃO=EVOLUÇÃO- de amor...amor as gerações futuras e a nossa.

    bjos Companheiros e parabénsa a todinhos e todinhas!

    ResponderExcluir
  3. Galera de Alagoas,

    Sou Coordenador da Enecos e responsável pela atualização do blog da Executiva.
    Postei a atividade de vcs lá. Muito bom ver a galera organizada fazendo pré-encontros maneiros.

    www.enecosempauta.wordpress.com

    Abraços!

    ResponderExcluir