Como proposta tirada na 1ª Conferência dos Estudantes de Comunicação Social de Alagoas, no 17º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC), realizado entre os dias 1º a 4 de outubro em Goiânia-GO, a carta foi lida em forma de moção. Nela, reafimamos o nosso apoio a realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação. A moção foi lida na plenária final do encontro e aprovada pelos delegados jornalistas presentes dos 31 sindicatos do Brasil.
Abaixo a moção:
Moção dos Estudantes de Comunicação Social de Alagoas sobre a Conferência Nacional de Comunicação
Os estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Centro Universitário CESMAC e Faculdades Integradas Tiradentes (FITS) que se fizeram presentes na I Conferência Livre dos Estudantes de Comunicação Social, vem por meio dessa moção, manifestar apoio a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM).
Acreditamos que a construção da CONFECOM é fundamental no processo de criação de políticas públicas de comunicação no país, onde a comunicação vem sendo tratada como moeda de troca, é hora de dar um basta nesse banquete orquestrado pelo ministro Hélio Costa, que serve à classe dominante e reserva apenas a indigestão de conteúdo para a população brasileira.
Vamos disputar a Conferência Nacional de Comunicação Social para barrar o monopólio midiático, o piquenique do controle de comunicação e, principalmente, estamos nessa conferência para nos unir aos movimentos que enfrentam patrões e governos para democratizar os meios de comunicação.
Nos juntamos à Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS) e as demais entidades do Movimento Nacional Pró-conferência, para que a CONFECOM não represente o início nem o fim dessa transformação, mas é um dos vários espaços que temos que disputar e aglutinar forças para a construção de uma comunicação socialmente referenciada.
Maceió, 28 de setembro de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário