terça-feira, 26 de maio de 2009

I Encontro Alagoano de Fotojornalismo

A notícia, matéria prima do jornalismo, pode ser transmitida de diversas formas. Uma delas, talvez a mais objetiva pela sua urgência e rapidez em fixar a mente e o olhar do observador, é o fotojornalismo. É com a intenção de conhecer um pouco mais desse ofício que o Grupo COMULTI realiza no dia 03 de junho o I Encontro Estadual de Fotojornalismo, no Auditório da Biblioteca Central da Ufal, das 16 às 20:30 horas.

 

O fotojornalismo é o ato de transformar o fato em imagem, e por isso exige de quem o executa rapidez, respeito e perspicácia suficientes para que a comunicação tenha êxito, não só em chegar até seus receptores  de forma precisa e objetiva como também em manter intactas a sua ética e sua capacidade de exposição do acontecimento.

 

Pela dificuldade em ser classificado e ser executado de forma precisa e devida, o fotojornalismo exige estudo. Estudo se faz na academia, nos bancos das universidades e faculdades. Mas isso não basta.  A prática sem a teoria é incapacitada, rasa, e a teoria sem a prática é limitada, insuficiente. É justamente para sanar esses problemas que o Grupo COMULTI se propôs a realizar tal encontro, para que teoria e prática finalmente consigam atingir um ponto comum e juntas possam trazer a compreensão e a clareza necessárias no estudo dessa área aparentemente simples, mas ainda tão nebulosa como é o fotojornalismo, pois logicamente assim é também a fotografia.

 

O Encontro terá dois momentos, tarde e noite, destinados à teoria e a prática do fotojornalismo respectivamente, onde estudantes e profissionais terão a oportunidade de conversar a respeito do ofício, dando aos jovens um pouco de entendimento em relação ao que é o trabalho do fotojornalista e os estudantes poderão debater um pouco sobre os conceitos do processo de realização da imagem para a imprensa.

 

As inscrições podem ser realizadas no Diretório Acadêmico do Curso de Comunicação Social, no horário das 15 às 21 horas, no valor é de R$ 5,00. Contato: encontrofotojornali smo@hotmail. com



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário